domingo, 2 de fevereiro de 2014

Diferença entre pastor e pregador

Existem pessoas que tem o dom espetacular da pregação da Palavra, porém não conseguem cuidar das pessoas, por outro lado existem pessoas que tem o dom de cuidar, tratar, aconselhar e nem sempre pregam de forma eloquênte, mas a forma como trata as pessoas ja é o suficiente para fazer com que aquela pessoa se sinta bem com Deus.
A uns 2 dias recebi um email de um amigo leitor que mora em Nova Friburgo RJ e ele me perguntou: Qual é a diferença entre pastor e pregador?
Nem todo pregador tem chamado para ser pastor, mas todo pastor deve ter o chamado para pregar, porque o pastor deve dar comida para as suas ovelhas, a Palavra é o nosso alimento lembra? Nem só de pão viverá o homem, mas de toda Palavra que sai da boca de Deus.
Não adianta absolutamente nada o pastor ter uma grande revelação da Palavara, sempre ter alguma novidade que ninguém nunca pregou, fazer multidões chorar e etc – se ele está a quilômetros de distância da vida das ovelhas. As pessoas gostam de ir para a igreja ouvir uma boa palavra, mas também gostam de conversar, se relacionar, por este motivo o pastor deve ser uma pessoa que cuida das ovelhas, que se preocupa se está tudo bem.
É o conto que diz que a Dona Maria foi na igreja cheia de problemas com os filhos drogados e quando chegou a hora da Pregação o pastor foi muito usado por Deus e ela até chorou de tanto que Deus falou com ela. Ela foi até o pastor para agradecer pela palavra feliz da vida, contente, só queria agradecer, mas quando ela foi procurar o “pastor” para agradecer pela Palavra, o “pastor” ja tinha saído pelas portas dos fundos da igreja sem conversar com ninguém.
O pastor tem uma relação amigável com suas ovelhas, ele tem o zelo em ver o aprisco (igreja) bem cuidado, ele se alegra quando a ovelha está alegre e fica triste e condoído quando a ovelha está condoída. O pregador é simplesmente uma pessoa usada por Deus para falar com o seu povo, mas uma relação distante, diferente da relação do pastor que tem cheiro de ovelha. Para ter cheiro de ovelha, o pastor deve se misturar com as ovelhas.
Houve um tempo em que Deus advertiu os pastores pelo motivo das ovelhas serem destruídas pelos inimigos porque não tinham proteção:
Assim se espalharam, por não haver pastor, e tornaram-se pasto para todas as feras do campo, porquanto se espalharam. Ezequiel 34:5
Se a ovelha não tem pasto (assistência) e nem carinho ela se torna pasto para Satanás, o diabo se alimenta das ovelhas que não tem proteção.
Existe um pastor que nunca abandona suas ovelhas, o seu nome é JESUS, por isso aconteça o que acontecer, saiba que Jesus enfrenta todos os lobos e ursos para lhe proteger:
E, quando aparecer o Sumo Pastor, alcançareis a incorruptível coroa da glória. 1 Pedro 5:4

Um comentário: